Transtornos

De Humor, Ansiedade, Alimentar, Psicóticos, de Personalidade

O termo doença mental ou transtorno mental engloba um amplo espectro de condições que afetam a mente. Podendo causar: desequilíbrio emocional, distúrbio de conduta e enfraquecimento da memória, alucinações, medos, entre outros sintomas. Algumas vezes, doenças em outras partes do corpo afetam a mente. Outras vezes, desconfortos escondidos no fundo da mente podem desencadear doenças do corpo, o que chamamos de somatização. Nosso mapa genético, química cerebral, aspectos do nosso estilo de vida, além dos acontecimentos que nos acometeram no passado e nossas relações com as outras pessoas, participam como causadores do transtorno mental. Isso leva ao sofrimento, desesperança e incapacidade de ter uma vida plena.

Há transtornos de:

Todos afetam a vida do paciente e de seus familiares, precisam ser diagnosticados por profissional especializado e tratados adequadamente para que os pacientes tenham uma vida satisfatória. É no que nos empenhamos há mais de 30 anos!

A considerar…

• Os transtornos mentais atingem pessoas indistintamente. Mesmo nas cidades mais distantes e isoladas do mundo, com natureza, paz e tranquilidade.
  • Na fase reprodutiva, as mulheres são duas vezes mais acometidas de depressão que os homens. Em relação aos transtornos de ansiedade, a proporção é de 2-3 mulheres acometidas por homem afetado.
  • A partir dos 15 anos em média, começam alguns desequilíbrios emocionais, embora hoje, muitas crianças pequenas apresentam os sintomas iniciais.
  • Os sintomas podem ser variados, incluindo uma ansiedade persistente sem motivos aparentes, dificuldade de aprendizado, desatenção, irritabilidade, choro, tristeza, desinteresse, agitação, medos intensos de escuro, altura e espaços amplos e abertos (fobias) e quadros de depressão ou psicose.
  • Todos falam dos prejuízos sociais, familiares e individuais. Porém, se esquecem do impacto econômico, devido à incapacitação gerada pelas doenças mentais. Transtornos mentais graves geram 200 dias de faltas ao trabalho.
  • Cerca de 3% da população brasileira (cerca de 5,4 milhões de pessoas) sofre de transtornos mentais severos que precisam de cuidados médicos contínuos.
  • De 6% a 10% (entre 10,8 e 18 milhões) acabam sendo vítimas de transtornos causados pelo uso de drogas e álcool.

Precisamos nos mobilizar para uma efetiva melhora do panorama de saúde mental. Diagnósticos precoces são necessários e, romper as barreiras da ignorância (no sentido literal da palavra) e do preconceito, idem. Quem tem qualquer tipo de transtorno mental precisa de tratamento, seja psicoterápico ou medicamentoso, o que apenas um psiquiatra competente é capaz de indicar.

Em nossa clínica, homens e mulheres que queiram tratar da saúde de suas mentes são acolhidos por psiquiatra de expertise reconhecida internacionalmente, sem deixar de lado a humanidade de quem abraçou a carreira por amor e vocação e o profissionalismo atestado por Instituições de destaque da Psiquiatria Nacional. Sejam bem-vindos!